terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Música Barroca

Bom...A música barroca é toda música ocidental relacionada com a época cultural homônia da Europa, que se limita entre o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi (século XVII), a´te a morte de Johann Sebastian Back (na metade do século XVIII, em 1750).
Considerada uma das épocas musicais de maior extensão, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente a mais influente.
As características principais são o uso do baixo contínuo, do contra ponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.

Do período Barroco na música surgiu o desenvolvimento tonal, com os tons dissonantes por dentro das escalas diatônicas como fecundação para as modulações dentro de uma mesma peça musical; enquanto em períodos anteriores, usavasse um único modo, para um composição inteira fazendo com que o som politonal ficasse homogêneo, ou seja, com alcance rítmico e cansativo.

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Escala Diatônica é uma escala de sete notas composta de cinco tons e dois semitons em que os semitons estão separados entre si ao máximo possível de distância. Assim, entre cada semitom temos dois ou três tons. Este padrão se repete a cada oitava nota numa seqüência tonal de qualquer escala. A escala diatônica é típica da música ocidental e faz parte da fundação da tradição da música européia. As modernas escalas, a escala maior e a escala menor, são diatônicas, assim como todos os modos tonais da Igreja.

Na música modulação é um processo usado para modificar a tonalidade de um trecho musical ou de uma parte da música. O termo é modulação devido ao próprio significado da palavra;

Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.
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Durante a música barroca, compositores e intérpretes usaram ornamentação musical mais elaboradas e ao máximo, nunca usada tanto antes ou mais tarde em outros períodos, para elaborar sua idéias; fizeram mudanças indispensáveis na notação musical, e desenvolveram técnicas novas instrumentais, assim como novos instrumentos.
A música na época do barrocou se expandiu tanto em tamanha como na variedade,complexidade de perfomance instrumental da época.
Estabelecendo novas formas musicais como a ópera.

O apogeu da música instrumental

Pela primeira vez na história, música e instrumento estão em perfeita igualdade.
Nesse período a instrumentação atinge sua primeira maturidade e grande florescimento.Pela primeira vez surgem gêneros musicais putamente instrumentais, como a suíte e o concerto.
Destaques:
Johann Sebastian Bach e Dietrich Buxtehude foram os que mais se destacaram em relação ao órgão.
Jean Philipe Rameau, Domenico Scarlatti e François Couperin foram os que mais se destacaram em relação ao cravo.
Antonio Vivaldi e Arcangelo Correli foram os que mais se destacaram-se em relação ao violino.

Muitas da inovações associadas com a Música Barroca foram estimuladas por um desejo contínuo,á evidente durante o Renascimento, de recuperar a música da antiguidade clássica. Os Gregos antigos haviam escritos repetidamente sobre os poderes da música de incitar paixões nos ouvintes.
A maior parte da música instrumental publicada nesta época sãi as suítes de danças em vários movimentos e as variações sobre transições de obras vocais ou sobre baixos ostinatos.
Gêneros livres, como a fantasia e a tocata para instrumentos de teclado também faziam parte destas coleções.

Particularidades do estilo

Desenvolvimento extenso do uso da polifonia e contraponto.Os acordes tem uma ordem hierárquica em sua progressões tonais, tanto funcional como cadencial. Que definem a tonalidade progressiva do barroco musical.A harmonia era acompanhada e definida pelo basso continuo criando uma necessidade do intérprete de ser um especialista na arte do período para não deixar a musicalidade se desviar do aspecto tonal da época, visto que quase sempre o basso continuo não era escrito e chamava pela improvisação, dando então o dom de virtuosidade a quem melhor improvisasse.
O contraponto era intenso, especialmente na forma de tema e variação.A modulação tonal na música barroca é frequente. Devido a incapacidade física de um cravo prover dinâmicas variadas e arte da música barroca voltava a habilidade da perfomance em termos de articulação.Entre outras particularidades dos estilos desenvolvidos na música barroca, incluem-se:

Monodia;

• homofonia
com uma voz diferente cantando por cima do acompanhamento, como nas árias italianas;

Expressões mais dramáticas, como na ópera;

• O concertante
(o estilo que contrasta entre a orquestra e os intrumentos solos, ou cantados);

• Instrumentação precisa anotada (no período anterior, da Renascença, a partitura raramente listava os instrumentos);

• Notação musical escrita idiomaticamente melhor para cada instrumento específico;

• Notação musical para interpretação virtuosa, tanto instrumental como vocal ornamentação;

• Desenvolvimento profuso na tonalidade da música ocidental (escala maior e escala menor);

Cadenza, uma seção livre nas cadências das partituras para o virtuoso improvisar;

A ópera foi inventada na Renascença, mas foi no Barroco que Alessando Scarlatti, Handel e outros desenvolveram grandes obras.

Voltando a atualidade, satirizaram a música do Mamonas Assassinas pra falar do Barroco.
A MIRA DO BARROCO
Profª. Lorena Bezerra
(Adaptação da música 'O Vira', dos Mamonas Assassinas)

Não quis ir à aula de LITERATURA
Mandei então minha irmã em meu lugar
Depois de horas ela voltou para casa
Sabendo de tudo e querendo me explicar

Quando vi aquilo fiquei assustado
Sobre o BARROCO não parava de falar
Aí então eu fiquei animado
E o BOCA DO INFERNO comecei a estudar

'O TODO PELA PARTE, A PARTE PELO TODO'
Prestem atenção eu tô falando do BARROCO
'O TODO PELA PARTE, A PARTE PELO TODO'
Prestem atenção e vejam a grande confusão...

Eu tô falando do BARROCO!

Tem o CONFLITO entre o PROFANO e o DIVINO
A preocupação muito constante com a MORTE
Fala do CULTISMO e do CONCEPTISMO
Meu DEUS sobre esse assunto eu não tenho muita sorte

Mas esse assunto é ESCOLA LITERÁRIA
E a gente tem que pegá-lo pra estudar
Senão como Fera vou ser reprovado
E ao chegar em casa uma dura vou levar!

'O TODO PELA PARTE, A PARTE PELO TODO'
Prestem atenção eu tô falando do BARROCO
'O TODO PELA PARTE, A PARTE PELO TODO'
Prestem atenção e vejam a grande confusão...

Oh! Gregório tua SÁTIRA nos ensina
No estilo CULTISTA, CULTISTA
E VIEIRA, religioso, nos explica
No estilo CONCEPTISTA
PADRE VIEIRA sua obra raciocina
Também de forma CONCEPTISTA
Lendo OS SERMÕES, sua obra principal
Foi um ORADOR sagrado no conceito universal

'O TODO PELA PARTE, A PARTE PELO TODO'
Prestem atenção eu tô falando do BARROCO
'O TODO PELA PARTE, A PARTE PELO TODO'
Prestem atenção e vejam a grande confusão...

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